leia

Quais são as oportunidades de trabalho para o profissional de Recursos Humanos?

Por Por Malu Ramos

A Gestão de Pessoas é uma área fundamental para o sucesso de qualquer empresa e oferece diversas oportunidades de atuação 

Você já pensou em estudar Gestão de Recursos Humanos? Saiba que essa é uma área imprescindível para o bom funcionamento das empresas e, por isso, o profissional de RH vem se tornando bastante requisitado no mercado de trabalho.

Quem quer fazer carreira na área pode optar por uma atuação generalista ou especializar-se em uma das muitas áreas existentes. Conheça a seguir seis ótimas oportunidades de atuação em Recursos Humanos:

1) Análise e Gestão de Recursos Humanos 

Os profissionais de Gestão de RH têm o papel de auxiliar as organizações na gestão de pessoas, avaliando o desempenho de pessoal e levantando necessidades de treinamento. Para atuar nesse departamento, é imprescindível o conhecimento das práticas, ferramentas e metodologias de gestão de pessoas, sendo esta uma das disciplinas mais importantes da grade curricular do curso de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Procura por faculdades em Recife que ofereçam o curso de Gestão de RH? Saiba tudo sobre o curso de curta duração da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) e veja porque essa é a melhor opção da região!

2) Departamento Pessoal 

O Departamento Pessoal (DP) é a área especializada na administração dos funcionários da empresa, sendo responsável por uma série de questões burocráticas que são relativas à legislação Trabalhista e Previdenciária. Logo, é o DP quem realiza atividades como o gerenciamento da folha de pagamento, de férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e passivos trabalhistas, assegurando o cumprimento das normas trabalhistas e evitando quaisquer passivos desnecessários. 

3) Recrutamento e Seleção

O Departamento de Seleção tem a missão de trazer novos talentos para a empresa pela atração e alocação de candidatos com o objetivo de contratar a pessoa certa de forma justa e equitativa. Para isso, realiza desde a divulgação das vagas abertas e a avaliação de currículos até dinâmicas e entrevistas pessoais e, por fim, a seleção e contratação do candidato. Além disso, após a contratação, a área ainda auxilia na gestão de performance dos profissionais. 

4) Remuneração e Benefícios 

A área de Remuneração e Benefícios possui um conjunto de processos que visam a uma remuneração que seja justa e compatível com os cargos e com o mercado. Se entendem por benefícios aquelas facilidades, conveniências ou vantagens que um colaborador recebe da empresa, com o objetivo de estimulá-lo e motivá-lo a aumentar sua produtividade. Dessa forma, os profissionais especializados nesta área realizam a análise da disponibilidade e do uso dos recursos e benefícios, tais como a gratificação funcional, a remuneração variável, a participação nos lucros e resultados, dentre outros.  

5) Segurança do Trabalho 

O Departamento de Segurança do Trabalho atua em ações preventivas e na implementação de programas de redução de acidentes de trabalho, visando à garantia da saúde e segurança dos trabalhadores. Presta assessoria em segurança do trabalho de acordo com normas reguladoras e monitora o processo de saúde, segurança e meio ambiente do trabalho. O perfil e as habilidades esperados desse profissional são boa observação técnica e excelente comunicação e negociação, além da capacidade de conciliação e administração de conflitos.

6) Treinamento e Desenvolvimento 

A área de Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de RH realiza a capacitação dos colaboradores, sendo um importante instrumento que assegura maior competitividade nos negócios. Na prática, o Treinamento instrui o profissional para que ele execute uma função específica, enquanto o Desenvolvimento foca na formação do colaborador para sua atuação no futuro, preparando-o para contribuir com a organização no alcance de resultados mais rápidos e satisfatórios.

Para exercer essa e outras atividades que fazem parte da rotina do RH de uma empresa, o ideal é que o futuro profissional aposte em um curso de Gestão de Recursos Humanos. Na FICR, é possível se preparar para atuar na área em apenas dois anos de graduação. 

Achou interessante? Saiba tudo sobre o curso da FICR e veja por que vale a pena estudar Gestão de Recursos Humanos!

 

Tags:

Tags: Gestão de Recursos Humanos

Receba os melhores conteúdos da FICR no seu e-mail!