leia

Os desafios da administração moderna

Por Por Camila Nogueira

Para administrar bem uma empresa, é preciso ter conhecimentos e preparo. Extremamente importante para o negócio, essa atividade enfrenta muitos obstáculos. Conheça os desafios da administração moderna.

Importância da administração

Importância da administração

O administrador de empresas é o responsável por gerir as tarefas habituais da empresa, analisar os números e decidir os caminhos e as correções de rumo necessárias para um crescimento sólido.

Mudanças

Mudanças

Lidar com as mudanças atuais e com a rapidez com que as respostas que se obtém deixam de servir é um dos grandes desafios da administração moderna. Atualmente, as mudanças acontecem de repente e são radicais. Para vencer, é necessário inovar.

Uma mente que trabalhe desta forma é desenvolvida por meio do estudo, da atualização. Portanto, é importante que o administrador sempre tenha muito interesse em se atualizar.

Globalização

Globalização

A globalização, mesmo que não seja novidade, é outro dos desafios da administração moderna. O gestor deve estar muito preparado para entrar no mercado internacional, uma vez que este se tornou um requisito essencial para a sobrevivência das empresas de países emergentes. Elas devem procurar novas formas de chegar a novos mercados para se tornarem mais fortes em momentos de instabilidade.

Geração de conhecimento

Geração de conhecimento

A geração de conhecimento também está entre os desafios da administração moderna. Para que as empresas sejam competitivas, elas precisam desenvolver a cultura da inovação por toda a organização. É necessário reter e obter conhecimento. Isso é possível quando existe uma relação de confiança entre todos os elos da organização, para que todos se sintam encorajados a sugerir novas ideias. Também é preciso existir trabalho em equipe e criação de atitudes colaborativas.

Responsabilidade corporativa

Responsabilidade corporativa

As consequências da terceirização em massa e do downsizing - termo usado para definir o ato de demitir funcionários e não contratar substitutos, sobrecarregando aqueles que ficaram no setor - têm sido bastante discutidas no mercado. O envolvimento mais efetivo dos colaboradores nos assuntos que diretamente os afetam pode contribuir para evitar o foco excessivo na geração de valor. Isso contribuirá para a construção de um ambiente de maior confiança.

Quer se preparar para os desafios da administração moderna? Faça o curso de Administração da FICR e esteja pronto para superar quaisquer provações que o futuro te reserva!

 

Tags:

Tags: Administração

Receba os melhores conteúdos da FICR no seu e-mail!