Como surgiu o setor de Recursos Humanos?

Por Por Malu Ramos

Está interessado em se especializar em RH? Então você vai gostar de saber como surgiu o setor de Recursos Humanos e como sua evolução se deu ao longo do tempo. Se hoje essa área tem uma função estratégica nas empresas, antes apenas fazia a gestão de pessoas e equipes.

Apesar de ser operacional, a área de RH tem um objetivo claro: aprimorar processos empresariais, melhorar os resultados da empresa elevando os níveis de produtividade e proporcionando melhor qualidade de vida aos colaboradores. Entenda, a seguir, como o setor se transformou com o tempo.

A origem do RH

A área é relativamente nova. Ela surgiu no começo do século 20, e com um nome diferente. Na época, era chamada de Relações Industriais, devido ao impacto da Revolução Industrial na sociedade. Apesar do nome, a função era centrada no controle de registros burocráticos e na supervisão dos trabalhadores. Suas maiores preocupações eram a eficiência e os custos da instituição. Ou seja, a ênfase não era necessariamente na condição do trabalhador.

Anos mais tarde, caiu por terra o conceito de que o trabalhador era motivado apenas pela recompensa salarial. Diversos estudiosos comprovaram que a fadiga causada pela padronização das tarefas influenciava negativamente na produtividade. Foi preciso adequar o homem à máquina e modificar processos para evitar danos à saúde mental e física, fadigas e doenças nos funcionários.

Aos poucos, o setor foi crescendo e passou a agregar diferentes desafios e responsabilidades. Também foi influenciado pela teoria das relações humanas, nascida por volta de 1930, e que ajudou a humanizar as relações de trabalho ao apontar que os resultados sofrem influência de fatores psicológicos e de questões físicas ou ambientais.

Além disso, o setor descobriu que o comportamento do funcionário se modifica conforme a sensação de pertencimento à empresa, e viu surgir uma nova visão de trabalhador: um ser cuja produtividade é motivada pelo reconhecimento. Assim, o foco da área mudou das tarefas para as pessoas.

Em meados dos anos 1990, a área de RH começou a ganhar outros nomes. Aos poucos, as novas tecnologias já impactavam a forma de administrar o capital humano. Com a inovação do modelo de trabalho do RH, surgiu a fase da Gestão de Pessoas ou Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo alinhamento entre as políticas de RH e a missão institucional.

Gostou de saber mais sobre o surgimento do setor de Recursos Humanos? Se deseja trabalhar nessa área, busque um curso de Gestão de Recursos Humanos. A graduação capacita o aluno a fazer análises de desempenho e manejar a equipe com foco em resultados mais efetivos, tanto em nível operacional quanto estratégico

Mas antes de escolher a faculdade, não se esqueça de verificar se o curso é reconhecido pelo MEC, pesquisar o corpo docente e entender se a grade curricular oferece o que você precisa, entre outros detalhes. Clique aqui e saiba mais sobre a graduação oferecida pela FICR, que permite a conclusão em 2 anos e tem ênfase em domínios práticos.

Tags: Gestão de Recursos Humanos